terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Orgulho


O post de hoje vamos fazer sobre o orgulho. Mas afinal, o que é o orgulho?


Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidadeostentaçãosoberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.

Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

Não se deixe levar, as vezes por questão de orgulho perdemos o que temos de melhor, as vezes amigos, namorado ou até mesmo alguém familiar. Hoje em dia encontrar algum orgulhoso é fácil, as pessoas se poupam, não elogiam, não perdoam, deixam de fazer coisas por deixarem o orgulho ser mais forte. 

Mas, como deixar de ser orgulhoso(a)?

Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Precisamos nos esforçar pra perdoar, elogiar, dizer que estamos com saudade e demonstrar aos poucos o que sentimos.


E se você tiver um amigo orgulhoso?

Ajude-o a mudar. Quando perceber que ele esta mudando, não diga "nossa, tá deixando de ser orgulhoso?" Isso pode lhe fazer desistir. Apenas aproveite e alimente essa mudança. 


“Tente, de todas as formas, mas sempre siga pelo amor, o orgulho nos mata aos poucos e quando vemos, já perdemos, já estamos sozinhos.”

Um comentário:

  1. Confesso que sou um tanto quanto orgulhosa, mas estou tentando mudar isso.
    Adorei o texto.
    Beijos, beijos (seguindo).

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir