domingo, 29 de dezembro de 2013

Festa de 15 anos!


Meninas, hoje eu venho trazendo um post sobre uma festa de 15 anos.. Vou fazer uma lista de como organizar a festa, qual o significado da festa de 15 anos e festa ou viagem. Eu Yasmin Oliveira, tenho 14 anos, mas faço 15 dia 18 de janeiro de 2014, eu fui diferente de muitas meninas, porque eu não quis e não quero uma festa de 15 anos, apesar de que deve ser MUITO legal. Eu poderia sim escolher uma festa, uma viagem para o exterior, mas eu decidi pedir algo que sei que vai durar muito mais do que uma noite e muito mais que 7 dias na Disney ou 3 meses nos Estados Unidos, eu pedi o que mais tenho vontade de ter, o que mais que chama atenção... uma câmera profissional. Eu amo fotografar e amo ser fotografada, então, aproveitei os 15 anos pra pedir o que eu queria fazia tempo. A festa dá muito trabalho, a gente precisa mais de 1 ano para planejar e organizar tudo. 

Qual o real significado de ter uma festa de 15 anos?

O baile de debutantes surgiu em reinos europeus, as famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando mulher. A própria origem da palavra DÉBUT, significa: estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres. Aqui, a festa de tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas era representada à sociedade, gerando até colunas dociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou a viagens no lugar da festa. Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possi 2 significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca o vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante  o fim de uma etapa. 

Festa ou viagem?
Essa questão de festa ou viagem vai de cada uma, é uma questão pessoal, os dois são ótimos. A festa reune todos aqueles mais próximos, é uma noite diferente e cheia de alegria. A viagem reune realmente só aqueles inseparáveis, é no máximo 3 acompanhantes. Os preços da festa e da viagem variam bastante, as vezes é até o mesmo preço. Depende de onde será a festa, de quantas pessoas serão, se a debutante irá trocar de vestido 3 vezes, a viagem depende para onde será, quantos dias serão, qual agência de viagem que você irá escolher. Os dois dependem também bastante do orçamento fornecido pela família da debutante.

Como preparar a festa? 
Realizar uma festa de 15 anos é bem complicadinho, meninas... Mas se for feita com tempo e paciência, no dia, estará lindíssima!

1 anos antes...

Agora é hora de colocar os teus planos no papel! Como será a festa? Terá valsa? Baile? DJ? Príncipe? Quantos convidados? Gostaria que a festa fosse aonde? Esse salão de festas vai estar disponível no dia que você deseja? O vestido será comprado, alugado ou mandado fazer? Se você optar por um buffet,  já procure saber se no dia que você deseja vai estar disponível! Esse detalhes são essenciais para começar com o pé direito nos planejamentos! 

6 meses antes...

Com 6 meses ou até mais de 6 você pode procurar com calma uma decoração que te agrade. A decoração pode conter fotos suas... As cores mais utilizadas são: branco e rosa, branco e lilás. Além de que rosa e marrom também estão entre os preferidos. Não esqueça de definir o cardápio da festa, inclusive os doces e salgados.

3 meses antes... 
Hora dos convites!

Depois que o tema da festa e da decoração estiverem escolhidos, fica mais fácil preparar um convite com a sua cara. Você também pode conversar com uma cakes designer para criar um bolo do seu jeito. Além de que se optar por fazer lembrancinhas, é bom procurar uma empresa especializada em brindes.
E não esqueça de sair à procura do vestido, com base em tudo que você já definiu é necessario combinar modelos, cores e claro, os preços!!!

1 mês antes...

Faça uma prova do vestido e veja se precisa de ajustes... Depois pode pensar na make e no penteado! Se for fazer a maquiagem no salão é bom pedir para fazer prova, caso for fazer em casa será necessário treinar bastante! Sobre o DJ? Se você já decidiu, pode fazer uma playlist das quais músicas sua galerinha mais curte e enviar para o DJ contratado! 

1 semana antes...
 
É necessario provar o vestido, testar a maquiagem e o penteado!

O GRANDE DIA...

Caso não tenha fechado um pacote no salão, relaxe bastante em casa e prepare-se para amanhecer a noite dançando! 

Dica: chegue com antecedência, para assim recepcionar os convidados e aproveite a festa!

Espero que eu tenha ajudado bastante meninas com esse post, foi a grande intenção! Mil beijos e boas festas, debutantes! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário